Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo – (Semplu)

por

Secretário: Anselmo Luiz Jorge Ramos

Rua Walter Marquardt, 1111 – Bairro: Barra do Rio Molha – CEP: 89259-565
Telefone: (47) 2106-8130
E-mail: id127257@jaraguadosul.sc.gov.br
Site: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/urbanismo
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e da 13 às 17 horas
Agenda do Secretário

Formação:
  • Graduação em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado (SP), em 1986.
  • Pós-graduação em Governança Corporativa e Finanças Empresariais pela PUC/PR, em 2019.
  • Pós-graduação em Macroeconomia pela Faculdade HUB, em 2024.
Experiência Profissional:
  • Analista de Automação da WEG Motores, de 1987 a 1991;
  • Sócio de Empresas do ramo da Construção Civil, de 1991 a 2024;
  • Presidente do Conselho de Curador da Ferj – Católica de SC, de 2009 a 2024;
  • Presidente e membro do Conselho de Administração do Sicoob Cejascred, de 2015 a 2025;
  • Presidente da Acijs, de 2018 a 2020;
  • Membro do Conselho Superior da Acijs, de 2018 a 2025;
  • Presidente do Projaraguá – Fórum Permanente de Desenvolvimento, de 2007 a 2017;
  • Presidente do Novale Hub, de 2019 a 2021;
  • Presidente da AMA – Associação Amigo dos Autistas, de 2014 a 2016;
  • Coordenador da Construção da Chiesetta Alpina;
  • Vice Presidente da Scar, de 2002 e 2004;
  • Coordenador de Grupo temático Desenvolvimento Urbano no Planejamento Estratégico Jaraguá, em 2010;
  • Membro Fundador e presidente da Associação Novale, até 2022;
  • Membro do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, de 2010 a 2024.
Compete à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo:
I – os estudos, pesquisas, planejamento, organização e supervisão dos serviços técnicos administrativos de sua competência;
II – a elaboração de projetos e orçamentos de edificações públicas, bem como o planejamento operacional, a execução, a implantação e fiscalização da legislação relativa ao uso e parcelamento do solo;
III – a fiscalização e gestão de projetos de pavimentação, de obras e edificações públicas;
IV – a expedição de atos de autorização, a permissão e concessão de uso e parcelamento do solo ou de uso de equipamentos públicos;
V – a elaboração de avaliações de imóveis e desapropriações de interesse da municipalidade;
VI – o fornecimento e controle da numeração predial;
VII – a identificação dos logradouros públicos;
VIII – a atualização do sistema de cadastro territorial multifinalitário;
IX – a atualização do sistema de informações geográficas;
X – a elaboração de cartografia;
XI – a lavratura de escrituras e respectivos registros;
XII – a fiscalização e repressão às construções e aos loteamentos clandestinos, bem como o comércio irregular;
XIII – a elaboração de levantamentos topográficos e alinhamentos;
XIV – licenciamento e fiscalização de edificações, alvarás e habite-se;
XV – licenciamento e fiscalização de alvarás de funcionamento;
XVI – licenciamento e fiscalização de terraplenagem;
XVII – implantação e manutenção da iluminação pública;
XVIII – a execução das atividades relativas ao desenvolvimento dos serviços de trânsito e transportes públicos;
XIX – a fiscalização das atividades relativas ao transporte;
XX – a implantação e manutenção de sinalização de trânsito, bem como o gerenciamento do sistema semafórico e controladores de velocidade;
XXI – a revisão e adequação da legislação municipal relativa à área de atuação da Secretaria;
XXII – elaboração de estudos e projetos para captação de recursos;
XXIII – desenvolver e acompanhar as metas, ações e objetivos do Planejamento Estratégico que estejam relacionados à Secretaria Municipal Planejamento e Urbanismo;
XXIV – desempenhar outras atividades que lhe sejam atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, no âmbito de sua área de atuação.