Selecione uma opção: | Jaraguá mais Empregos |
Carteira de Trabalho Digital | |
Seguro Desemprego On-Line |
JARAGUÁ MAIS EMPREGOS – O Portal Jaraguá do Sul Mais Empregos, é uma plataforma regional, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul em parceria com a FIESC, para divulgação de vagas pelas empresas, e o cadastramento de currículos pela população. Além das oportunidades do mercado de trabalho, o candidato poderá capacitar-se gratuitamente, através de cursos e treinamentos disponibilizados pelos parceiros envolvidos no programa. O intuito do Programa Jaraguá do Sul Mais Empregos, é acelerar a economia e amplificar a divulgação de empregos em nosso município, qualificando profissionais e dando apoio aos setores produtivos. A gestão do Portal Jaraguá do Sul Mais Empregos, é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Gerência de Trabalho e Renda.
SEGURO–DESEMPREGO – Benefício integrante da seguridade social. Tem por objetivo, prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta. Também visa auxiliá-lo na manutenção e busca de emprego, promovendo para tanto, ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional. O encaminhamento do Seguro Desemprego, pode ser realizado de três maneiras diferentes, sendo presencialmente na agência do SINE portando todos os documentos da rescisão, e CPF, ou também pode ser encaminhando através da carteira de trabalho digital aplicativo este que pode ser baixado no celular através da loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android), ou acessando o ícone acima denominado “Seguro Desemprego On line”.
CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL – Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital, em substituição a Carteira de Trabalho física. O dispositivo se encontra disponível aos cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web. A novidade traz como benefícios a agilidade no acesso inicial do trabalhador ao dispositivo que disponibiliza os registros profissionais, possibilitando a ele a averiguação de seus vínculos trabalhistas. O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais são apresentadas pelo aplicativo. Como se cadastrar e ativar a carteira de trabalho digital: Para acessar o dispositivo, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android) ou acessar via Web. Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital. Para quem ainda não tem cadastro e deseja ativar a carteira de trabalho, siga os passos logo abaixo para começar a usar o aplicativo:
- Faça o download do aplicativo, entre e clique em Cadastrar;
- Preencha os dados que são solicitados, como CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado do nascimento, e demais informações;
- Esses dados vão ser validados no Cadastro Nacional de Informações Sociais: o CNIS. Caso estejam corretos, o trabalhador vai ser direcionado a responder um questionário contendo cinco perguntas sobre seu histórico laboral;
- E, é preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas que são realizadas;
- Em seguida, o trabalhador vai receber uma senha provisória que precisa ser trocada no primeiro acesso;
- E, caso o usuário não consiga acertas as respostas, ele vai ter que esperar um prazo de 24 horas para tentar novamente, ou então vai precisar entrar em contato com a central do INSS para auxílio, dessa forma é só ligar no número 135 ou no Ministério do Trabalho número 158.