A ação ocorrerá nesta sexta-feira (9), das 5h30 às 8h, nas ruas Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Július Verch.
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta sexta-feira (9), ocorrerá aplicação pontual de fumacê em quatro ruas do bairro Czerniewicz. A ação é específica naquela área e será executada pela equipe do Programa de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, utilizando equipamento costal e o inseticida Cielo, conforme diretrizes técnicas estabelecidas.
Confira as ruas
Aplicação em ambos os lados, em toda a extensão
Rua Paraná
Rua Santa Catarina
Rua São Paulo
Rua Július Verch
A equipe de Controle de Zoonoses está no local orientando os moradores.
Fumacê
A aplicação de fumacê segue orientação da Gerência Regional de Saúde e integra as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Em Jaraguá do Sul, a técnica começou a ser utilizada no início de 2024. Este tipo de abordagem ocorre em algumas situações, entre elas, onde são confirmados casos de dengue com vinculo epidemiológico (conexão entre um caso e outro), como foi constatado naquela área. A medida é utilizada para combater mosquitos adultos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, por enquanto, não há liberação para aplicação de fumacê em outros locais, esta analise da Regional é feita conforme o vinculo dos casos positivos. Nos casos isolados – como no bairro Czerniewicz – a aplicação é feita de forma intradomiciliar, ou seja, na casa onde tem o caso positivo e nos vizinhos ao lado e atrás.
Importante:
Em caso de chuva ou outras condições adversas de tempo, a ação poderá ser reagendada.
Cuidados necessários
– Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;
– Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).
Deixe um comentário