Educação inicia Programa de Neurociência Aplicada

Iniciativa oferece uma formação inovadora aos profissionais da rede, com foco no fortalecimento da saúde emocional e maior engajamento dos alunos

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul (Semed) deu início ao Programa de Neurociência Aplicada voltado a professores e equipes pedagógicas da Rede Municipal de Ensino. A capacitação reuniu os 1600 profissionais no auditório da Sociedade Cultura Artística (Scar) nos períodos da manhã e tarde desta segunda-feira (12).

De acordo com a secretária municipal da Educação, Iraci Müller, o programa propõe uma resposta imediata ao traduzir os avanços da Neurociência em práticas pedagógicas eficazes. O projeto oferece uma formação inovadora, voltada para o fortalecimento da saúde emocional dos professores e o aumento do engajamento dos alunos.

“A Semed deve atuar como mediadora, criando oportunidades de estudo e aprendizado para os profissionais da Rede Municipal de Ensino e servidores da Secretaria de Educação. É essencial capacitá-los de forma técnica, emocional e social para enfrentar os desafios diários do trabalho educativo, incentivando reflexões sobre liderança, organização e inovação”, destacou.

O Programa prevê uma série de etapas (ver quadro abaixo) com encontros presenciais e virtuais.

O encontro desta segunda teve como formador Mestre em Inovação em Educação, Anderson Rauber da Silva, premiado com o TOYP JCI (Ten Outstanding Young Persons of the World) que reconhece formalmente os jovens que se destacam em suas áreas de atuação para criar uma mudança positiva. O tema de sua palestra foi: Neurociência Aplicada à Educação: uma Agenda Inadiável.

“Sua atuação como liderança em inovação e criatividade no contexto educacional no estado de Santa Catarina e outros estados brasileiros o levou ao envolvimento com movimentos de startups, Empreendedorismo e Ecossistemas de Inovação e Criatividade, onde teve a oportunidade de palestrar e mentorar em vários eventos por todo o território Brasileiro”, justificou a secretária.

NEUROCIÊNCIA APLICADA
Objetivo geral
Capacitar os professores e equipe pedagógica para encontrar no ambiente escolar, estratégias mais eficazes e colaborativas, impactando positivamente o processo de ensino e aprendizado.

Objetivos específicos
– Promover o bem-estar dos participantes: Melhorar a qualidade de vida de professores, auxiliares, e equipe de apoio pedagógico, diminuindo estresse e fortalecendo a saúde mental.
– Aperfeiçoar práticas pedagógicas: Capacitar os participantes para aplicarem estratégias baseadas em neurociência, elevando a eficiência do ensino em sala de aula.
– Fortalecer relações interpessoais: Estimular a empatia e a comunicação entre os profissionais, promovendo um ambiente escolar mais colaborativo e harmônico.
– Integrar neurociência e educação: Disseminar conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro e sua relação com a aprendizagem, ajudando os educadores a desenvolver abordagens inovadoras e eficazes.
– Impactar o desenvolvimento dos alunos: Criar condições para um aprendizado mais significativo, melhorando o desempenho e o engajamento dos estudantes.

Público-alvo
– Equipe pedagógica das Unidades Escolares do Município. Quantidade: 1600 profissionais aproximadamente.

Modalidade
– Formato presencial e virtual.

AGENDA

I Encontro – presencial
12/05 – Na Scar
Tema: Neurociência Aplicada à Educação

II Encontro – virtual
Junho
Tema: O Cérebro que Ensina/O Educador como Protagonista da Transformação

III Encontro – virtual
Julho
Tema: Como o Cérebro Aprende/Fundamentos da Neuroeducação na Prática

IV Encontro – virtual
Agosto
Tema: Atenção, Foco e Motivação/ Como Engajar Alunos no Mundo da Distração

V Encontro – virtual
Setembro
Tema: Desenvolvendo Práticas Neurocompatíveis/Do Conhecimento à Transformação da Sala de Aula

VI Encontro – presencial
15/10
Local: a ser confirmado
Tema: Educar com Propósito/ A Neurociência da Motivação e da Paixão pelo Ensinar

Fonte: Semed
 


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