Projeto incentiva alunos a trabalhar textos com uso de tecnologia

Estudantes da Escola Frei Aurélio Stulzer foram desafiados a escrever uma homenagem ao patrono da escola na qual o poema é transformado numa canção por meio de AI

Estimular a produção de gêneros textuais com o uso de plataformas digitais e, ao mesmo tempo, despertar nos alunos o gosto pela escrita de forma criativa. Esta é a proposta do Projeto Bor@ pra História, desenvolvido pela professora Fernanda Mariano Cardoso junto a 27 alunos do 5º ao 7º ano da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Frei Aurélio Stulzer, no bairro João Pessoa. “A ideia é incentivar a escrita e guiar o aluno valendo-se da tecnologia e ferramentas digitais, animação, edição e apresentação dos trabalhos no ambiente escolar”, comenta a professora.

A educadora conta que os estudantes do 5º ano, participantes Projeto, foram desafiados a escrever, de forma coletiva, um poema em homenagem à EMEB Frei Aurélio Stulzer. “Após a revisão por parte das professoras Fernanda e Naiara Dalmolin (Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II), foram novamente instigados, agora de forma individual, a utilizar a plataforma Suno.AI para transformar o poema em canção. Cada aluno então, utilizando o poema produzido em conjunto, produziu canções com ritmos diferentes, e cada um seguiu com sua criatividade e animação, usando a plataforma Canva.”

Já os alunos do 6° ano ficaram com a responsabilidade de produzir um vídeo com imagens e textos, contando sobre a obra da nova escola e do patrono.

A professora acrescenta: “Como estava próxima a data da inauguração da EMEB – ocorrida em 5 de maio – foi selecionada uma das canções, a qual foi animada pela professora Fernanda, fazendo uso das plataformas Adobe Express e do Canva. Após pesquisas os integrantes do projeto produziram um texto no Google Documentos, levaram esse materialaté a plataforma VidNoz.AI e o transformaram em fala através da inteligência artificial. Posteriormente, encaminharam as imagens e áudios para o Canva e usaram de criatividade para produzir um vídeo em homenagem à nova escola.”

 


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