Exposição, palestras, oficinas e rodas de conversa marcam a programação alusiva até a próxima sexta-feira (23)
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, está promovendo, nesta semana, uma série de atividades alusivas à Semana de Aniversário do Centro de Convivência, que celebra 26 anos de políticas públicas voltadas à Terceira Idade. Desde 2015, este serviço funciona do pavilhão C do Parque Municipal de Eventos sob a denominação Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt onde acontecerá toda a programação de aniversário.
Segunda a coordenadora do Centro de Referência, Janete Pedrotti, no local são oferecidas uma série de atividades como oficinas de música, artesanato, pilates, ginástica, jogos, interativos, de memória entre outras, voltadas tanto ao público acima dos 60 anos como às mulheres de 18 a 59 anos. “O Centro de Convivência é, antes de mais nada, um espaço de vivências, trocas de experiências onde são fortalecidos laços por meio de sorrisos e amizades que transformam vidas e valorizando quem fez tanto por esta cidade no passado”, argumentou Janete.
Mesmo com a programação especial de aniversário serão mantidas as oficinas que normalmente ocorrem no local ao longo desta semana.
O roteiro comemorativo iniciou na segunda-feira (19) com a exposição “Artesanatos e suas Etapas”. A mostra, montada na entrada do Centro de Convivência, traz diversos trabalhos elaborados pelos clubes de mães de Jaraguá do Sul e ficará no local até sexta-feira (23).
Já na tarde desta terça-feira (20) ocorreu o worshop com o tema “Alimentação Mais Saudável com receitas práticas”, organizada pela Associação Jaraguá Mais Saudável e ministrada pela nutricionista professora da Unisociesc, Ana Cristina Figueiredo.
A programação prossegue na quarta-feira (21), a partir das 13 horas, com a roda de conversa “Demências” coordenada pelo neurocientista Tiago Santos.
Quinta-feira (22), será promovida a Oficina de Macramê a partir das 14 horas. Trata-se técnica de tecelagem manual que utiliza nós para criar peças decorativas e utilitárias, como painéis, suportes para plantas e acessórios de moda. Na sequência ocorre uma nova roda de conversa desta vez sobre o tema “Funcionalidade e Memória” com a equipe técnica do próprio Centro de Convivência.
O roteiro de aniversário se encerra sexta-feira (23) com as disputas da modalidade canastra masculina dos Jogos Integrativos da Terceira Idade (Jiti) que ocorre pela manhã e de tarde. No mesmo dia também ocorre a roda de conversa sobre a “Violência contra a Pessoa Idosa”, promovida pelas equipes do Centro de Convivência e da Secretaria de Assistência Social.
Janete Pedrotti chama a atenção que foram montados dois espaços na entrada do Centro do Convivência. Num deles, foi montado um mural com cartazes de cartolina no qual os visitantes poderão deixar suas impressões sobre os 26 anos deste trabalho. Noutro, foi montado um “cantinho da fotografia” no qual poderão ser feitas fotos alusivas ao aniversário do serviço.
Segunda a coordenadora desta unidade, Janete Pedrotti, no local são oferecidos uma série de atividades como oficinas de música, artesanato, pilates, ginástica, jogos, interativos, de memória entre outras, voltadas tanto ao público acima dos 60 anos como às mulheres de 18 a 59 anos. “O Centro de Convivência é antes de mais nada um espaço de vivências, trocas de experiências onde são fortalecidos laços por meio de sorrisos e amizades que transformam vidas e valorizando quem fez tanto por esta cidade no passado”, argumentou Janete.
Deixe um comentário