Simulado de Defesa Civil reúne mais de 150 pessoas

Em Jaraguá do Sul, o exercício teve como tema uma situação envolvendo enxurrada seguida de deslizamento de terra

O Município de Jaraguá do Sul participou nesse domingo (18), do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. A mobilização reuniu mais de 150 pessoas, entre representantes dos Bombeiros Voluntários, Defesa Civil, Polícias Civil, Militar e Científica, Jeep Clube, Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco (Gerar), clube de canoagem Kentucky, secretarias municipais de Obras, Social, Saúde, Gabinete do Prefeito, Diretoria de Trânsito e Diretoria de Comunicação da Prefeitura. 

Em Jaraguá do Sul, o exercício teve como tema uma situação envolvendo enxurrada seguida de grande deslizamento de terra. O simulado reproduziu acontecimentos reais, já vivenciados no Município, no passado. As equipes trabalharam com cenário de “crise”. Ruas foram interditadas, o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) foi acionado, o Plano de Contingência do Município foi ativado e um Posto de Comando e um Gabinete de Crise foram montados em local próximo à ocorrência. 

As ações envolveram evacuação em massa de moradores, vítima soterrada com óbito no local e atendimento a pessoas desabrigadas e desalojadas, com abertura de um abrigo temporário. A simulação teve entradas ao vivo no Instagram da Prefeitura para informar, em tempo real, o andamento dos trabalhos e atualizações no site do Município. A região escolhida para o simulado foi o bairro Barra do Rio Molha que, em 2024, foi atingido por forte enxurrada. 

O simulado teve como objetivo testar a capacidade de resposta das equipes em uma situação de emergência, envolvendo desastre natural. Vai permitir aos gestores analisar a eficiência das ações e corrigir possíveis lacunas. 

“Avaliamos de forma bastante positiva o simulado. Tivemos muitos órgãos e entidades envolvidos, além da participação ativa de moradores da localidade escolhida. A partir de agora vamos avaliar os protocolos e aperfeiçoar nossas ações de resposta”, explica o chefe de Gabinete da Prefeitura, João Berti.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *