Alunos do CMEI Carlo Andrei Emmendöerfer conhecem o Meliponário

Crianças aprenderam sobre a importância das abelhas para polinização das flores e as características das espécies existentes na natureza

Na última quarta-feira (14), alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Carlo Andrei Emmendöerfer conheceram o Projeto do Meliponário mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul no Parque da Inovação, no bairro Três do Sul.

As crianças foram recepcionadas pela A coordenadora do projeto, a veterinária da Secretaria da Desenvolvimento Rural, Valéria Lungov, que explicou aos pequenos visitantes a importância das abelhas na polinização das flores, e sobre as principais características de cada espécie deste inseto existentes na natureza.

Com fins didáticos, caixas colocadas no quiosque do Meliponário, feitas em fibra de coco, podem ser abertas de forma que a colmeia possa ser visualizada através de outra estrutura de vidro. “Assim as crianças vão saber como é a rotina das operárias e até da própria rainha na construção e manutenção da colmeia”, ilustrou a veterinária.

O meliponário dispõe três tipos de abelhas sem ferrão (meliponas): Jataí (Tetragonista angustula), Mirim (Mirim sp.) e a Mandaçaia ((Melipona quadrifasciata Lepeletier), todas dispostas em 20 caixas, 12 colocadas ao ar livre e outras oito dentro do quiosque.

O espaço também é aberto para que produtores locais promovam palestras e workshops sobre o tema sempre acompanhados de um representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural. “Se trata de um espaço para se criar uma consciência da importância da meliponicultura não apenas como fonte de renda, mas como uma forma de preservação do próprio meio ambiente”, defendeu Valéria.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *