- Art. 1º A Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos.
- Art. 2º A Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de março nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia; e na semana com início no dia 21 de setembro, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal).
Por que foi feita a alteração do dia da árvore para festa anual das árvores?
Diante disso se estabeleceu no Brasil uma semana de atividades relacionadas às árvores.
Mas o dia da árvore deixou de existir?
Sim, conforme disposto no Decreto Federal 55.795 que institucionalizou a Festa Anual das Árvores. Portanto, não devemos mais comemorar o dia da árvore, mas sim a semana. É importante ressaltar que nas regiões Norte e Nordeste, em função do regime das chuvas a Festa Anual das Árvores é comemorada na última semana do mês de março, enquanto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste é comemorada na semana com início em 21 de setembro. Esta diferença de datas ocorre em função da maior intensidade das chuvas a partir do mês de março nas regiões Norte e Nordeste e nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste as chuvas começam a partir do final de setembro.
Faça sua parte para preservar as florestas e recuperar as áreas degradadas.
Não desmate e não derrube árvores sem a devida autorização e orientação dos órgãos ambientais federal, estadual e municipal.
Aproveite a Festa Anual das Árvores para sensibilizar seus vizinhos e plante mudas! Dê preferência às espécies nativas, pois já estão adaptadas ao local.
Vamos realizar nossa Festa Anual das Árvores dentro do período previsto para nossa Região Sul, que inicia dia 21 de setembro.
Referência:
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis